Sopa de Abóbora Cabotia

sopa abobora cabotia

 

O frio chegou e nada melhor que uma sopinha pra acolher a gente nesse clima de inverno, não é mesmo?!

Como sempre, gosto de praticidade na cozinha, então vou descomplicar com uma receita de sopa de abóbora que aprendi na pousada Dharma Shala com a Priya do Veggie Terapia.

É facílima de fazer e sinceramente, uma das que eu achei mais saborosas. Você pode variar o modo de preparo (tanto que tomei algumas liberdades aqui no post), mas basicamente, só irá precisar da abóbora e temperos.

Modo de Preparo

Normalmente, as pessoas costumam usar o forno para cozinhar a abóbora, mas nessa receita você precisará da panela de pressão. Você utiliza a abóbora cabotiá com casca mesmo, depois de lavar bem e cortá-la ao meio sem o “talo/topo” dela, colocando-a na panela de pressão de 15 a 20 minutos após constar pressão.

sopa abobora cabotia

Dependendo do tamanho da abóbora, talvez você só consiga fazer meia abóbora, como já aconteceu comigo algumas vezes.  As fotos abaixo são de meia-abóbora.

Reserve parte da água do cozimento para bater no liquidificador a abóbora sem as sementes. A consistência pode ser de sopa ou de um creme, isso variará com a quantidade de água que você usar.

Você também tem a opção de não usar a casca, para ter a sopa de cor laranja mesmo, mas eu sempre prefiro bater tudo, pois fica mais saboroso.

Eu guardo as sementes para depois fazê-las no forno e deixá-las mais crocantes, como fiz no Escondidinho de Abóbora.

Em uma panela use os temperos que quiser. Minhas escolhas normalmente são: uma cebola roxa, um alho poró, curry, gengibre ralado, cúrcuma e um pouco de páprica à gosto. Refogo na manteiga com um pouco da água do cozimento e em seguida, coloco a sopa que bati no liquidificador. Você pode finalizar com um pouco de sal e coentro ou cheiro verde, depende da sua preferência.

Cuidado com o Gengibre, Curry e Páprica. Se você não estiver acostumado(a) use uma pequena quantidade.

 

A sopa está dessa cor, pois bati junto com a casca.

 

Prontinho! Agora é só aproveitar essa delícia no inverno.
E por favor, comentem no blog se fizerem a sopa!

Postado por June

30 anos | Publicitária | Freelancer | Apaixonada por marketing digital, fotografia, culinária, novas culturas e lugares.

Deixe uma resposta

Campos Obrigatórios *.