Panqueca de Frango

Quando alguém me passa alguma receita que tenha etapas, logo torço o nariz. Na minha cabeça, tudo que envolva passos acaba sendo algo demorado ou chato de se fazer.

Mas o fato é que ao ver o preço do peito de frango no supermercado, não pensei duas vezes. Resolvi fazer panquecas no final de semana. E para falar a verdade, foi bem simples.

Mas para ficar organizado, dividi por etapas: massa, molho e recheio. Na prática, você acaba fazendo quase tudo ao mesmo tempo.

Chega de conversa…Vamos lá!!

Antes de qualquer coisa, primeiro você coloca o peito de frango (já descongelado) para cozinhar durante 40 minutos em água com um pouco de sal. Sugiro que coloque o frango para cozinhar, logo cedo. Assim, entre o tempo da massa e do molho você já se encarrega de deixar o frango desfiado pois o mesmo já estará cozido. Para essa receita usei 564g de peito de frango.

Para a Massa :

(para até 8 panquecas)

2 ovos grandes
1 colher de sopa de óleo
3/4 de xícara de leite
1/2 colher de chá de sal
1 1/4 xícara de farinha de trigo

Bata os ingredientes no liquidificador, lembrando que a farinha é incluída por último. Por que? Para não sobrecarregar o seu liquidificador com ingrediente seco por baixo né ! Por isso, sempre coloque o que for líquido primeiro no liquidificador e aos poucos inclua o que for seco. Nesse caso, a farinha.

Nota:
No meu caso, essa receita rendeu 7 panquecas. Como a massa ficou um pouco grossa, acrescentei um pouco mais de leite para ficar mais homogênea. Quando fui enrolar as panquecas, percebi que sobraria recheio. Pelas minhas contas, se você fizer duas receitas dessa massa dá certinho. Se quiser também, você pode reservar o que sobrar do recheio e inventar de fazer um escondidinho de frango ou fricassê #ficadica.

Update – A Josy deu uma dica:  Incluir um pouco de queijo parmesão ralado na massa para dar um gostinho especial.

O Molho:

Em uma panela, doure cebola e alho (a gosto). Acrescente 2 tomates picados sem pele e refogue por alguns minutos. Em seguida, coloque aqueles molhos prontos e deixe no fogo médio por +- 15 minutos.

Como tirar a pele do tomate?
Se você é um zero a esquerda em “descascar” tomate, assim como eu, faça o seguinte… Enquanto você está lá batendo a massa no liquidificador, coloque água para ferver. Coloque os dois tomates e deixe por 15 segundos. Prontinho, fica fácil de tirar e você consegue um tomate pelado perfeitinho!

Aqui vai uma dica: Se você odeia chorar cortando cebola, existe uma solução! No Coop vendem polpa de cebola. Facilita a vida e você fica sem lágrimas na hora de cozinhar. Apenas um sorrisão no rosto.

Para o Recheio:

(simples, prático e rápido!)

Em uma panela, doure a cebola, alho e coloque o tempero que desejar (a gosto). Lembrando que você já temperou o molho, nada de abusos nessa hora hein.

Coloque o frango já desfiado, milho e ervilha. Dê uma refogada e acrescente um pouco de extrato de tomate para dar uma cor, ou se preferir, pode por um pouco de molho pronto. Como o extrato é concentrado, não exagere na dose. Usei um pouco menos que meia lata de extrato Elefante.

E por último, mas não menos importante, o creme de leite!  É esse ingrediente que deixará o seu frango cremoso. Se você usou molho pronto para dar uma cor, você nem precisará usar muito dele. Quem usou extrato, praticamente usa uma caixinha inteira (200g).

E ta dã!!! Tá pronto.

Agora é só você fazer as panquecas: Em uma frigideira, coloque um pouco de margarina. Se for de teflon, talvez você nem precise da margarina, a massa vai deslizar que é uma beleza.

Você vai perceber que o tempo entre o recheio e fazer as panquecas é o que precisa para o molho ficar pronto.

Aí é só montar as panquecas em um refratário, distribuir o molho por cima e servir.

Uma délixiaaaaaaaaaaa minha gente.

Posted by June

28 anos | Publicitária | Freelancer | Apaixonada por marketing digital, fotografia, culinária, novas culturas e lugares.

3 comments

  1. Vou dar uma dica: colocar um pouco de queijo parmesão ralado na massa dá um toque especial… Fica show!!!

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.