
Por conta da praticidade, muitas vezes optamos pelo que está ali na prateleira do supermercado e esquecemos da vitalidade do alimento que estamos ingerindo.
Pensando nisso, uma das mudanças mais significativas que fizemos aqui em casa, foi a do molho de tomate. E graças a amiga Mara Pádua, durante uma das visitas ao seu espaço, experimentei um Dahl de Grão de Bico e aprendi com ela a fazer molho de tomate no forno. E hoje vou compartilhar com vocês como eu faço aqui em casa.
Entendi o princípio e fui adaptando a receita. Cada vez que faço é um sabor e um tempero diferente. Inclusive, depois de pronto eu congelo em potinhos (porções) pra usar durante a semana.
Dê preferência ao tomate orgânico, pois o tomate está entre os líderes de uso excessivo de agrotóxicos e um dos maiores índices de resíduos de agrotóxicos. Pesquise feiras ou vendas orgânicas na sua cidade, pois essa mudança só trará benefícios à sua saúde.
Vamos lá. As quantidades e temperos podem variar de acordo com a sua preferência. O que eu coloco abaixo é a minha sugestão.
Ingredientes
-
- 1 a 2 kg de Tomate
- 2 unidades de Cebola ou Cebola Roxa (dou preferência para a roxa)
- Pimentão Amarelo ou Vermelho (opcional)
- Alho
- Salsa Desidratada
- Cebolinha
- Sal a gosto
- Temperos que uso: Cúrcuma (Açafrão da Terra), Curry, Pimenta do Reino, Coentro em Pó, Orégano.
- Azeite
Você também vai precisar de:
- Assadeira média ou grande (depende da quantidade de tomates)
- Liquidificador
- Papel Alumínio
Modo de Fazer
Antes de começar a fazer a receita, ligue o forno para pré-aquecer.
Pegue a assadeira, coloque um pouco de azeite e coloque as cebolas e alho já cortados do tamanho que preferir.
Você só precisa cortar os tomates em forma de canoa e dispor na assadeira.
Eu não tiro a pele nem as sementes… vai com tudo mesmo!
Eu já cheguei a colocar também cenouras, também fica muito bom.
Em seguida, adicione os temperos, sal e mais um pouco de azeite, cubra com papel alumínio e coloque no forno. A temperatura do forno fica entre 210- 230º aqui em casa.
Deixo por 40 minutos, tiro o papel alumínio e volta para o forno por mais 1 hora ou 1 hora e meia. Nesse período eu vou até o forno e mexo um pouco os ingredientes na assadeira.
Depois é só esperar esfriar, bater o molho no liquidificador e colocar nos potinhos para congelar. Quem tem liquidificador de vidro pode bater ainda quente, sem problemas, mas terá que esperar esfriar os potinhos para colocar no congelador.
Rendimento : 4 – 8 porções. Na última vez que fiz, foram quase 2kg de tomates. Além dos 4 potinhos pequenos, rendeu também 2 potes médios.
Deixo também 2 dicas para quando for utilizar o molho caseiro em suas receitas:
- É só deixar o potinho em banho maria que ele descongela rapidinho.
- Eu ralo um pedacinho de gengibre e refogo ele junto com o tempero da casa (se for necessário), antes de por o molho na panela. Eu prefiro usar o gengibre na hora que vou aquecer o molho, ao invés de usá-lo junto aos outros ingredientes na assadeira, para manter as propriedades e benefícios dele.
2 comentários