Filé de Merluza ao forno

Muita gente não gosta de preparar peixe por conta do trabalho de limpar e lidar com os espinhos. Mas como a natureza é sábia e bela,  temos uma opção muito viável, acessível e rápida de consumir peixe no nosso dia-a-dia.

Além de fazer bem a saúde, por ser altamente rico em proteínas e minerais (cálcio e fósforo), o peixe tem menos gordura que muita carne! Ou seja, definitivamente deveria estar mais presente no cardápio do brasileiro.

O fato é que pouca gente sabe realmente preparar, temperar e deixar ele saboroso. Mas isso é pauta pra outro post!

Hoje eu vou mostrar uma receita bem simples de filé de merluza ao forno.

Antes, um aviso: quando for comprar pescado, preste atenção! Peixe congelado tem muita água, por isso prefira o fresco, até mesmo para preservar os minerais. E outra, as vezes você acha que está levando 1kg de peixe, mas a maior parte é água ¬¬’.

Então, vamos deixar a preguiça de lado e vamos cozinhar!

Ingredientes

  • 1 kg de filés merluza ( 5 filés)
  • 4 batatas cruas (em rodelas, sem casca)
  • 1 cebola (cortada em rodelas)
  • 3 tomates (cortados em rodelas)
  • Azeitonas a gosto
  • Molho de tomate
  • Azeite para untar

Modo de Preparo

Tempere os filés de merluza a seu gosto.
Aqui em casa usamos limões, alho triturado (aqueles que você já compra pronto no supermercado) e um pouco de tempero. Reserve por uns 10 minutos.

Sugestão de tempero:
Minha vó usava muito limão rosa para temperar filés de merluza, junto com o tempero caseiro delicioso dela. Fica muito bom quando o peixe é assado no forno a lenha. Ai que saudade!

Então, fica a dica do limão rosa para o tempero do peixe, que é também muito usado para fazer caipirinha (docinho docinho, uma delícia!). Em alguns lugares é chamado de limão cravo. Pra saber direitinho, veja esse vídeo:
Que Limão é Esse?!

Enquanto isso, unte um refratário com azeite e faça uma camada das batatas cortadas em rodelas. Aproveite e já deixe cortado também a cebola e os tomates (sem pele).

Assim é só arrumar os filés sobre as batatas, acrescentar a camada de cebolas, depois a batatas, tomates, as azeitonas e regar com o molho de tomate.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto até que as batatas fiquem macias, o que leva +- 45 minutos.

Provavelmente após os 45 minutos você terá que retirar do forno,  remover o papel alumínio e o excesso de água. Use uma colher grande ou uma concha para isso.

Depois é só voltar o refratário ao forno por mais 15  minutos. E está pronto.

Posted by June

28 anos | Publicitária | Freelancer | Apaixonada por marketing digital, fotografia, culinária, novas culturas e lugares.

39 comments

  1. eu fiz, mas não gosto de molho de tomate então no lugar coloquei leite de coco, ficou perfeito…

    • Márcia, você me deu uma ideia super legal. Tenho uma receitinha rápida com leite de coco, você vai gostar!
      Logo logo estará aqui no blog!

  2. Preparei o Filé de Merluza ao forno e ficou uma delícia. O maridão também aprovou e fiquei toda boba. O maior segredo durante o preparo é fazer tudo com carinho.
    Obrigada pela praticidade da receita.

    • Ai que legal! Minha ideia é essa mesmo. Receitas práticas e feitas com muito carinho. Demorei para voltar com o blog, mas em breve terei novidades por aqui.

  3. Fiz hoje na janta,ficou uma delicia,meu marido adorou,vou fazer denovo.pode colocar rodelas de cenoura também?

    • Sim pode sim! Só que a cenoura tende a ficar meio durinha. Se você preferir ela mais macia, tem que fazer um pré-cozimento.

  4. Estou fazendo hoje, vamos ver se da certo, não sou uma boa cozinheira kkk, mas não tinha papel alumínio mesmo assim ta no forno vamos ver como fica

    • Show! Alcaparras em filé de saint peter também fica ótimo. Pretendo trazer mais receitas com peixes, em breve. Obrigada pelo comentário!

  5. Caramba, fiz hoje e ficou muito gostoso. Rápido, prático e gostoso; todos aqui em casa gostaram. utilizei molho de tomate com azeitonas e um pouco de mostarda. Ficou muito bom. Valeu pela dica, primeira vez que preparei um peixe.

  6. Estou fazendo hj a receita, fiz as rodelas de batata e cenoura no descascador, assim ficam bem fininhas e cozinham mais rapido. No lugar do molho cloquei tomates bem picadinhos, acescentei rodelinhas de batata doce descascadas e no final vou cobrir com brócolis japones que ja esta cozido separadamente.

    Acho q vai ficar bom!!! Kkkk

  7. Acabei de fazer, voltando de viagem, com pouca variedade de carnes e legumes em casa… me salvou! Marido e filhos satisfeitos!

  8. To fazendo pro povo aqui dos States, espero q realmente fique bom , so falo bem da culinaria do Brasil.

    • Espero que gostem! Qualquer coisa é só pedir aqui que eu vejo se tenho alguma receita diferente para compartilhar com vocês.

  9. amei, mais caso eu não quisesse usar o molho de tomate industrial , qual seria a sugestão que vc me daria ? pois gosto de usar tudo orgâncico!

    • Olá Joelma, tudo bem? Aproveitando a sua dúvida, acabei de postar o molho que eu faço aqui em casa: Molho de Tomate Caseiro (no forno). Você pode fazer e deixar congelado. Super prático. Eu também dou preferência para orgânicos, principalmente o tomate que é um dos campeões de resíduos de agrotóxicos.

  10. Eu estava procurando uma receita e encontrei essa sua. Então, fiz no almoço de hj.
    Ficou delicioso o prato. Eu acrescentei alcaparras, porque tinha e aprecio com peixes; e usei o caldinho que restou desse assado para fazer um pirão para acompanhar. Pena que deu pouco pirão!
    June, obrigada por nos fornecer a receita!
    Fiquei fã do seu blog e vou pesquisar outras. Parabéns!
    Um abraço

    • Rosângela, que comentário maravilhoso! Melhor do que postar é saber que vocês gostam das receitas! Amei as suas ideias e vou testar aqui também!
      Preciso aprender a fazer pirão pq agora me deu vontade heheheh Bjos, tenha ótima semana!

    • Eu tenho pesquisado várias receitas de peixe, porque aos poucos fomos eliminando a carne vermelha do nosso dia-a-dia e o marido adora!
      É uma ótima opção mesmo!

  11. Acabei de fazer… Acho que vai ficar bom… Receita super prática.

    • Pode fazer da forma que preferir… eu nunca testei, mas normalmente quando eu faço alguma receita que tem leite de coco, uso algo mais picante pra balancear sabe? Senão acredito que possa ficar meio doce. Sei lá, posso estar falando besteira. Tem uma receita aqui no blog de Filés de Tilápia com molho branco. Também é outra opção bacana pra quem não gosta de Molho de Tomate.

  12. Esqueci do azeite pra untar, mas já tinha até coberto com papel alumínio (Kkkkkkk). Tomara que não atrapalhe, fiz com muito carinho pra minha esposinha e filhinhos.

  13. Ficou muito bom, só as batatas de cima que não ficaram bem cozidas. Mas todos adoraram. Anhame, anhmaeeee. Rsrsrs. Obrigado!!!

  14. Faço um peixe em camadas assim, mas na panela, não no forno. Vou testar essa ideia no almoço da Sexta feira Santa. Também não gosto muito de molho de tomates industrializado, mas já vi várias dicas nos comentários. Depois, eu comunico o resultado! Um abraço

  15. Acabei de colocar p assar…. tomara que fique bom, pois não sou uma exímia cozinheira. …rs

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.