Escondidinho de Abóbora com Proteína de Soja

Um dos desafios aqui em casa é inovar. Passeando na feira, vi uma Abóbora Paulista e resolvi comprar.
Enquanto continuava as compras fiquei pensando: “o que eu vou fazer com essa abóbora?”

abobora

Legenda: Pra quem não conhece, é essa aqui minha gente!

Afinal, eu não sou uma craque na cozinha, mas o que seria da gente sem internet  né, gente?! E nesse caso, o Pinterest foi o meu grande aliado na busca. Comecei a pesquisar algumas receitas com essa abóbora até que achei uma: escondidinho de abóbora. Boa!!! Curti a ideia, mas como tenho um vegetariano em casa, busquei adaptar. E a solução que eu encontrei foi utilizar a Proteína texturizada de Soja .

Não somos tão fãs de soja, nem recomendo fazer dela algo diário na sua alimentação, mas de vez em quando é uma ótima alternativa.

Para essa receita, usei dois tipos de Proteína texturizada de soja (PTS): a grossa e a média (clara). Uma das marcas que nós gostamos é a da Jasmine.
jasmine - proteina texturizada de soja

Preparo da Soja

Bom, a primeira tarefa é preparar a soja. Normalmente fazemos assim: usamos uma panela mais alta (a de pressão) e colocamos água um pouco acima da metade com 1 xícara da PTS média e 1 xícara da PTS grossa.  Depois que levantar fervura, deixo de 10 – 15 minutos. É normal subir uma espuma branca. Algumas pessoas retiram, mas se mexer quando começa a espumar não vai transbordar.

Depois é preciso escorrer a soja, tirar o máximo de água que você puder. Há pessoas que usam a mão, outras usam escumadeiras, enfim… fica a seu critério.  Aí sim podemos seguir com a receita.

Receita do Escondidinho

  1. Abóbora: Antes ou enquanto preparo a soja, já descasco a abóbora e deixo ela cozinhando até ficar macia. Com ela cozida, bato no liquidificador com um pouco da água da fervura e 1 caixinha de creme de leite. Como o nosso liquidificador é de vidro, faço isso com ela ainda quente e reservo.IMG-20150913-WA0018abóbora cozida - oster
  2. Escolhendo os Temperos: Você pode usar os temperos de sua preferência, porém uma das maiores reclamações das pessoas é que soja normalmente não tem muito gosto. Mas o problema está justamente no tempero, ou melhor, a falta dele. Eu sugiro alguns :
    – Cúrcuma/Açafrão da Terra
    – Curry ou outro tipo Massala que preferir (nós adoramos a da loja do Gopala Hari e da Mara Pádua)
    – Um pouco de tempero caseiro ( usamos Receita da Casa)
    – 1 Alho poró, 1 cebola roxa, sal e pimenta do reino.Em breve, vou falar mais sobre temperos aqui!!
    pote_esq
  3. Preparo: Numa panela, acrescente óleo (ou Ghee) , cúrcuma, curry, deixando os temperos liberarem o aroma. Em seguida refogue a cebola e o alho poró, acrescentando a soja aos poucos. Ela vai ficar amarela por conta da cúrcuma. Você pode acrescentar azeitona, tomate, cenoura ralada ou ainda alguns cubinhos da abóbora já cozida.

É importante lembrar de acrescentar o sal e pimenta do reino ao final e experimentar para saber se ficou apimentado, sem sal, ou ainda se precisa de sabor.
Já criei diversas variações: com gengibre ralado, com shoyo… Não há problema se ficar um pouco salgado ou apimentado demais, o creme da abóbora que ficará por cima irá equilibrar.

Bom, agora é só montar! Segue o passo a passo:

1--creme-de-abobora

No refratário, capriche numa primeira camada de creme de abóbora.

Aí vem o recheio. Não é tão bonito, mas é gostoso!

Aí vem o recheio. Não é tão bonito, mas é gostoso!

 

Aí vem o recheio. Não é tão bonito, mas é gostoso!

Aí vem o recheio. Não é tão bonito, mas é gostoso!

Prontinho!!! Tá na mesa pessoal!

Posted by June

28 anos | Publicitária | Freelancer | Apaixonada por marketing digital, fotografia, culinária, novas culturas e lugares.

One comment

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.