Como combater a cochonilha nas suas plantas

plantas cochonilha remédio caseiro

 

Há algum tempo atrás eu comprei um bulbo de Amaryllis naquelas gôndolas próximas ao caixa na Leroy Merlin. A plantei e para minha surpresa, logo que o broto começou a crescer surgiram alguns bichinhos que pareciam bolinhas brancas que eu não sabia identificar. Mas como o Google Imagens é maravilhoso (uma das melhores invenções deles foi a pesquisa por imagem), logo encontrei a resposta: COCHONILHA.

Busquei uma solução caseira e como ela estava em um vaso só pra ela, eu a deixei na lavanderia, longe de todos os outros vasos de casa. No Mercado Municipal, comprei um saquinho de fumo e em uma garrafa pet de 1,5L coloquei o fumo + água filtrada, deixei ali por dois dias e com auxílio de uma peneira, coloquei o conteúdo no borrifador. Se você colocar direto no borrifador, vai entupir.

Foram 3 meses de recuperação da plantinha. Eu fiz esse processo devagar, pois nunca tinha usado. Borrifava a cada dois ou três dias e a quantidade foi diminuindo.
Eu limpava as folhas com papel toalha, removendo as cochonilhas e depois reaplicava.

Percebi que sempre retornava, então resolvi fazer uma poda drástica nela e removi um pouco a terra ao redor do bulbo. Apliquei o fumo uma única vez e continuei regando a planta. Depois disso a planta voltou a crescer saudável, sem nenhuma cochonilha e ainda brotaram mais folhas.

Depois desse período comprei também Húmus de Minhoca e coloquei no vaso para que ela ganhasse mais força já que esteve doente. Hoje ela está saudável. Como é inverno, as folhas estão murchando, então logo vou ter que fazer o processo de remover o bulbo  e armazená-lo por seis a oito semanas antes de ser plantá-la de novo.

 

 

Postado por June

30 anos | Publicitária | Freelancer | Apaixonada por marketing digital, fotografia, culinária, novas culturas e lugares.

Deixe uma resposta

Campos Obrigatórios *.